Páginas

sábado, junho 11, 2005

Falta de carisma pode ser fatal

Jenny Holzer (1950) - EUA

"Me encanta que meu material se misture com cartazes publicitários ou com anúncios de qualquer tipo... e que se confunda com eles."

Jenny Holzer utiliza as estruturas dos meios de comunicação e da estética do entorno para colocar clandestinamente suas mensagens na opinião pública. A simplicidade e a presença dos meios de comunicação são critérios de suma importância ao eleger seus métodos. Frases fáceis de fixar, se convertem em seu sinal de identidade; são encontradas em cartazes, em T-shirts e em painéis eletrônicos.

Assim chegou anonimamente, entre 1977 e 1979, seus "Truísmos" nas ruas de Manhattan; em 1982, fez com que iluminassem um painel eletrônico de Times Square. Também colocou placas de metal com aforismos da série "Living", 1980-1982, em um espaço público. A provocação das obras de Holzer não são só seus temas que - como disse a artista na Bienal de Veneza de 1990 - sempre giram em torno ao "sexo, morte e guerra".

O que desconcerta é sua ambigüidade, resultado de uma reivindicação feminista de identidades múltiplas. Essa indeterminação semântica caracteriza também seu projeto "Lustmord" (Assassinato sexual), 1993, em forma de caderno de jornal: desde o ponto de vista dos autores, das vítimas e dos observadores descreveu, com frases breves e agressivas, as experiências da violência sexual e da morte.

Desde então, Holzer vem apresentando variantes desse trabalho, por ex. em forma de instalação de "LED" tridimensional em Bergen, 1994, de projeção laser no monumento A Batalha das Nações de Leipzig, 1996, ou de arte sacra no museu de arte do cantón Thurgau (1996). Alinhou meticulosamente ossos com cartelas de metal... uma alusão a sua vigilância da morte. Com seu desejo de chegar emocionalmente ao observador, Holzer guarda um difícil equilíbrio entre uma franqueza drástica, uma superfície sedutora e a necessidade da reflexão distanciada.

(Art Now - Riemschneider/Grosenick - Taschen)

Um comentário:

pablodelarocha disse...

Aê rapaz!!!
Fazia um seculo q eu num passava por aki cara... abandonei tudo... fotolog, blog... q bosta
Mudei d emprego d novo... to d webdesigner na
www.medialine.com.br
tah bacana, mas corrido... desacostumei a criar... sacumé, o mal do arte-finalista.
Enfim, tem show da punho nesse findi... podemos fazer uma reuniãozinha...
era isso
forte abraço